Aveiro: Câmara e Juntas assinam acordos de delegação de competências.

2018-01-18 20:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Município de Aveiro e as Juntas de Freguesia do concelho assinaram, esta quinta, os contratos Interadministrativos de Delegação de Competências. O bolo global de 1.7 milhões pode subir até aos 2,1 milhões em adendas que serão negociadas nos próximos meses.

Crescimento de 40% em comparação com 2017 que a autarquia diz ser possível na sequência do reequilíbrio financeiro. Aposta centrada na melhoria da prestação do serviço público de proximidade.

Quanto aos valores, a Freguesia de Aradas recebe 127 mil euros com as verbas mais elevadas para Limpeza de valas e valetas e manutenção de jardins e espaços verdes Cacia recebe 176 mil euros a que acresce a construção da sede na Casa do Conselheiro com o montante máximo de 125 mil euros.

A Freguesia de Eixo e Eirol fica perto dos 153 mil euros; Esgueira atinge os 188 mil euros; a União de Freguesias Glória e Vera Cruz recebe 180 mil euros; Oliveirinha fica perto dos 170 mil euros; A Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz garante 220 mil euros; São Bernardo vai rondar os 125 mil euros; São Jacinto fica nos 100 mil euros e a Freguesia de Santa Joana fica com 165 mil euros.

Os autarcas reconhecem que este é um momento que faz aumentar os níveis de motivação. Agora, além das palavras podem responder, de forma material, aos apelos e anseios das populações.

Fernando Marques, autarca que cumpre o sétimo mandato na União da Glória e Vera Cruz, diz mesmo que está a viver o momento mais alto das suas presidências. “É o período mais marcante na minha vida de autarca. Agradecer a sensibilidade e a visão do presidente Ribau”.

Ribau Esteves lembra que por força das obrigações do Fundo de Apoio Municipal não tinha sido possível assumir os apoios. Agora há condições não só para saldar contas do passado mas também perspetivar o futuro numa lógica gradual de cooperação (com áudio).

A avaliação dos Contratos de Delegação de Competências será feita mediante a apresentação pela Junta de Freguesia de relatórios mensais de execução a entregar à Câmara Municipal até ao dia 8 de cada mês.