Aveiro: Câmara diz que declarações sobre contrato do lixo "distorcem a realidade e a verdade da gestão".

2019-06-21 15:18

Categoria: 

Concelho: 

Depois das críticas do PS de Aveiro e de uma declaração recente do autarca de Ílhavo que diz não querer ver repetidos no município os problemas registados em concelhos vizinhos, a propósito das concessões da recolha de lixo, a Câmara de Aveiro sai a público para esclarecer que o aumento da fatura e o reforço de serviços surge em função do aumento de turistas e da solicitação pelos Cidadãos residentes de serviços de recolha porta-a-porta de monos e verdes.

Afasta, por isso, a ideia de uma concessão que poderá não ter defendido o caderno base necessário e dá nota positiva à forma como a Veolia tem vindo a melhorar o seu desempenho.

O tema vai estar na agenda da Assembleia Municipal, que hoje começa, e a autarquia apressou-se a esclarecer que o aumento de 65 mil euros ao ano durante os anos de concessão representa um aumento de 5% do valor do contrato e não põe em causa os ganhos da operação.

“O contrato firmado pela CMA com a VEOLIA, permite uma poupança anual ao orçamento da CMA face ao último contrato com a SUMA de cerca de 1.180.000€ (agora reduzida em 65.000€), tendo a CMA nos últimos 3 anos reduzido a Taxa de Resíduos aos Cidadãos em cerca de 50% fruto da qualidade da gestão da CMA e da redução dos custos deste serviço”.

A autarquia reage às declarações registadas nos últimos dias e entende que são mensagens que “distorcem a realidade e a verdade da gestão deste importante serviço público no Município de Aveiro”.