Aveiro: BE quer debate sobre oferta de manuais escolares no 3.º ciclo.

2017-12-20 12:32

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda propõe manuais escolares gratuitos no 3.º ciclo em Aveiro. Apresentou uma proposta na Assembleia Municipal para que a autarquia garanta a gratuitidade dos manuais escolares gratuitos no 3.º ciclo em Aveiro.

“O impacto da compra de manuais escolares no orçamento das famílias é demasiado custoso. As famílias em Portugal estão entre aquelas que mais gastam com a aquisição de manuais escolares no conjunto dos países da União Europeia. A proposta do Bloco de Esquerda vai ao encontro da gratuitidade do ensino, factor essencial para o desenvolvimento da sociedade”.

Recorde-se que face às recentes alterações introduzidas no orçamentos de estado, Estado Central a partir do ano letivo de 2018/2019 assegurará a gratuitidade integral dos manuais escolares até ao 2º ciclo de ensino. Por proposta do Bloco, a Câmara Municipal de Lisboa vai precisamente assegurar a gratuitidade os manuais escolares do 3.º ciclo.

O Partido diz que logo que o Estado central venha a assumir o financiamento dos manuais escolares, a Câmara Municipal de Aveiro poderá alargar o apoio às fichas de exercícios. E defende que sejam criadas Bolsas de Empréstimo e Reutilização de Manuais Escolares em todas as Escolas do Município.