Aveiro: BE leva moções sobre bem-estar animal às assembleias de freguesia.

2018-07-03 12:27

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda apresentou nesta sessão das Assembleias de Freguesia uma proposta de recomendação "por políticas públicas para o bem-estar animal na Freguesia". A proposta foi aprovada em Esgueira e rejeitada em Cacia, Eixo e Eirol. Glória e Vera Cruz e Santa Joana.

A proposta solicitava que "a Junta de Freguesia interceda junto da Câmara Municipal de Aveiro para que esta mobilize os esforços necessários a concretização de políticas públicas para o bem-estar animal na Freguesia, nomeadamente políticas ativas para a recolha, esterilização, acolhimento e adoção de animais errantes".

Propunha ainda que se "institua a definição de “animal comunitário” e solicitava igualmente que se "promova, em articulação com a Câmara Municipal, programas RED (Recolha, Esterilização e Devolução) em colónias de animais de rua estabilizadas".

Propunha a criação de "uma rede de comunicação na Freguesia que una as associações e cidadãos na partilha de informações, anúncios de adoção, divulgação de eventos e de ações" e que "promova campanhas de sensibilização contra o abandono dos animais e de promoção da adoção responsável dos animais recolhidos, bem como da importância da esterilização de animais de companhia".

Por fim, propunha que se "promova a formação, sensibilização e a inclusão da temática animal na comunidade educativa (em projetos escolares, formação cívica, sessões de esclarecimento) para voluntários, técnicos, famílias de acolhimento, forças da autoridade e população em geral".

O BE lamenta o desfecho das votações e lamenta “que o PS onde é maioria (Eixo e Eirol) não aprove o que vota a favor noutras freguesias”.