Aveiro: Autarquia garante 3 milhões para a reabilitação do bairro da Beira Mar.

2019-08-07 17:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro prepara-se para investir 3 milhões de euros na reabilitação do bairro da Beira-Mar por sentir que o bairro esteve durante muitos anos sem cuidados.

Essa qualificação urbana será sujeita a concurso público para contratar o projetista e a autarquia nesta primeira fase vai investir 150 mil euros.

Apesar do voto favorável, o PS, partido de oposição, quis deixar algumas recomendações. Diz que é necessário ouvir a população e considerar critérios que garantam qualidade na resposta da intervenção.

João Sousa diz que essa qualificação do caderno de encargos é imperiosa. E recorda os processos do Rossio e da Avenida Dr Lourenço Peixinho para pedir o envolvimento da comunidade (com áudio)

O PS lembrou ainda o estacionamento subterrâneo no Rossio como peça que pode mexer com o futuro daquela área.

"Parte-se do princípio de que haverá um estacionamento em cave no Rossio e uma nova ponte no Canal das Pirâmides. Quando é que o descrito foi aprovado? Será aprovado? E será possível aprovar dentro do Cronograma assumido?"

Jorge Ratola respondeu quanto às intenções da autarquia.

"Atualmente, o Bairro da Beira Mar apresenta desequilíbrios nos espaços dedicados às diferentes funções, principalmente no que respeita aos percursos pedonais e cicláveis e espaços de estadia e lazer. É opção da CMA corrigir estes desequilíbrios e redimensionar as áreas reservadas ao carro, ao peão e ao ciclista, favorecendo os modos suaves de transporte, as zonas pedonais e os residentes", justifica a Câmara de Aveiro.

O vice presidente, que assumiu excecionalmente a condução dos trabalhos devido à ausência de Ribau Esteves, afirma que governar com as pessoas e para as pessoas faz parte do bom senso dos autarcas.

E no caso de Aveiro e da Beira-Mar mostra os cuidados com uma zona nobre da cidade (com áudio)