Aveiro: Autarquia assina acordos de apoio ao investimento no restauro de Igrejas.

2023-12-29 07:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro assina, esta sexta, protocolos de apoio ao investimento a entidades religiosas Católicas.

O evento está marcado para as 10h desta sexta, no Salão da Casa Paroquial da Glória (anexo à Sé de Aveiro), e contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves, e de responsáveis da Diocese e das paróquias.

A autarquia aprovou, recentemente, o pacote de apoios à conservação de património religioso no valor de 291 mil euros.

Igrejas das Paróquias de Aradas, Eirol, São Bernardo, Nariz, Oliveirinha do Vouga, Requeixo, Santa Joana Princesa e da Senhora da Glória / Sé Catedral de Aveiro recebem esse apoio em nome do restauro de património e da importância dos equipamentos.

Estes apoios foram precedidos por um período excecional de candidaturas até 04 setembro, destinado especificamente às Paróquias do Município, para o Apoio ao Investimento em obras de conservação e reabilitação dos edifícios das suas Igrejas, que fossem reconhecidas como de valor patrimonial.

A quantia mais significativa vai para a Sé com 90 mil euros, para a Igreja Igreja da Quinta do Picado (Paróquia de Aradas) com 60 mil e para São Bernardo com 50 mil.

A autarquia diz que a Igreja Católica é detentora de património que constitui “elemento identitário para as populações locais, de grande valor patrimonial e de atração de visitantes e turistas”.