Aveiro: Autarquia apresenta pilares de campanha "Animais de companhia".

2018-06-05 09:46

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro apresentou, esta segunda-feira, a estratégia que será seguida no âmbito da campanha “Animais de Companhia” como forma de responder aos problemas causados com a proliferação de animais errantes e agravados pela falta de canil municipal.

Sabe-se que a criação de uma Linha dedicada e Viatura própria específica para a recolha de animais abandonados; o Cheque Veterinário para famílias carenciadas com intervenção da Ordem dos Veterinários para colocar em andamento o Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco e os dois novos parques caninos na Avenida Dr. Sá Carneiro, a nascente do Centro de Congresso de Aveiro e junto à Linha do Norte, e junto ao Canal de São Roque são elementos centrais desta estratégia.

O Canil Intermunicipal, junto aos Serviços Urbanos da CMA (à frente do Matadouro), cuja primeira versão do estudo prévio foi apresentada aos parceiros é outra das peças cruciais.

“A Campanha apresentada recolheu o apoio e o elogio dos Parceiros, que apresentaram alguns contributos para o seu enriquecimento, fazendo a CMA um balanço muito positivo desta reunião e do trabalho desta operação até agora realizado”.

Na mesa esteve a imagem e as ações de sensibilização da campanha com cinco eixos: “não ao abandono”, “adote um animal”, “vacinação, legalização e identificação eletrónica”, “esterilização de animais abandonados” e “não fique indiferente”.

A autarquia reiterou ainda o compromisso de desenvolver, com duas das entidades parcerias, “o apoio à legalização e ao investimento de qualificação dos seus Centros de Acolhimento de Animais”.

“Depois de realizados muitos trabalhos de conceção e preparação de ações e de se terem recolhido propostas de vários Parceiros e Cidadãos, entendemos necessário e importante ouvir as Associações, Grupos de Cidadãos e Técnicos Especialistas que se têm assumido como Parceiros, com quem a CMA tem vindo a trabalhar, antes de se fechar o desenho final da Campanha e proceder à sua apresentação pública e operacionalização, o que vai acontecer até ao final do presente mês de junho de 2018”, revela a autarquia que fez esta apresentação prévia para os parceiros.