Aveiro: Autarquia apresenta estratégia e campanha de cuidado animal.

2018-07-01 15:56

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A Câmara de Aveiro assina protocolo de colaboração com a Ordem dos Médicos Veterinários e apresenta, esta segunda, a Campanha “Animais de Companhia”. Trata-se de uma sessão pública, às 14h30, no Auditório da Antiga Capitania do Porto de Aveiro.

“Numa operação que se quer que seja congregadora e equilibrada, o trabalho estruturação e a operacionalização da Campanha conta com um programa de comunicação devidamente cuidado, para que a informação e a sensibilização para o bem-estar dos Animais de Companhia possa chegar a todos os Munícipes”, refere nota da autarquia que tem sido criticada na gestão dos dossiês sobre cuidado animal.

A CMA aproveita o momento para celebrar um protocolo de colaboração com a Ordem dos Veterinários, de forma a colocar em andamento o Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco, anunciando os três Centros de Atendimento Médico Veterinário sedeados no Município, o que vai permitir a atribuição de Cheques Veterinários para os animais errantes capturados e para animais de famílias carenciadas (devidamente identificadas pelo Município).

Em data a anunciar posteriormente será celebrado outro protocolo entre a CMA e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, para o controlo sanitário devido, nos matadouros da área de Aveiro, e com indicação da CMA de dois médicos-veterinários designados para o efeito, que também vão trabalhar na gestão dos Animais de Companhia.

A autarquia anuncia ainda que terá ao dispor, a partir desta terça, uma linha de atendimento telefónico dedicada ao tema e brevemente um veículo automóvel específico para a recolha de animais abandonados.

De forma a desenvolver trabalho de sensibilização dos Munícipes para a boa gestão dos Animais de Companhia, a CMA apresenta a imagem da Campanha, assim como as ações de sensibilização com cinco eixos: “não ao abandono”, “adote um animal”, “vacinação, legalização e identificação eletrónica”, “esterilização de animais abandonados” e “não fique indiferente”.

A Campanha vai utilizar vários meios de difusão e trabalhar alguns públicos de forma específica.