Aveiro: Autarquia anuncia para 8 de Novembro apresentação da primeira versão do documento de Revisão da Carta Educativa.

2018-10-29 10:01

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro responde à tomada de posição do Bloco de Esquerda sobre a revisão da Carta Educativa e diz que o BE está a precipitar-se quando pede informação e acesso a documentos oficiais.

O Bloco de Esquerda entregou, na semana passada, um requerimento à Câmara Municipal de Aveiro a solicitar a informação sobre a nova carta educativa, "nomeadamente o documento preliminar".

Afirmou-se “preocupado com a falta de transparência e participação no processo" e fala em sinais de preocupação da população nomeadamente de Eixo por temer a integração no agrupamento de Esgueira.

Na resposta, a autarquia liderada por Ribau Esteves afirma que o processo de Revisão da Carta Educativa foi aberto há cerca de três anos registando que na primeira fase de partilha de ideias e recolha de contributos o BE não tenha fornecido qualquer ideia ou contributo.

Neste momento o debate está centrado no Conselho Municipal de Educação e a autarquia regista a ausência do BE na reunião do Grupo de Acompanhamento da Revisão do PDM, realizada no passado dia 17 de outubro em que foi feito o ponto de situação.

A autarquia explica que no âmbito desse debate no Conselho Municipal de Educação já houve quatro versões “perspetivando-se que a quinta versão do “draft / não documento” que vai sair da Reunião do CME de 8 de Novembro, seja então assumido como a primeira versão do documento de Revisão da Carta Educativa que vai ser alvo de debate público”.

A aposta passa por finalizar a revisão do documento até final do ano. Ribau Esteves afirma que a presença na reunião de 17 de Outubro ou o pedido de informações teria evitado esta tomada de posição do BE.

“Não há nesta fase qualquer documento sobre a Revisão da Carta Educativa, para fornecer ao BE, o que se fará logo que o documento exista após a deliberação do CME de 08NOV18”.