Aveiro: Autarquia adjudica novas rotundas de Esgueira.

2019-10-02 12:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro adjudicou, através de despacho do Presidente a elaboração dos projetos de construção de duas novas rotundas a Nascente e a Poente do “Túnel de Esgueira” e a requalificação do Túnel de Esgueira, sob a Linha do Norte, pelo valor de 34.749€ (acrescidos de IVA) ao Gabinete Projetista Aveiplano – Arquitetura e Engenharia.

A construção de uma rotunda a nascente do túnel, na Rua de Viseu, visa melhorar a acessibilidade e qualificar o eixo de ligação ao núcleo central de Esgueira.

A rotunda a poente, a projetar no entroncamento entre a Rua de Viseu e a Rua do Senhor dos Milagres, tem o mesmo objetivo de qualificar o eixo de ligação urbana, neste caso à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

Também esta semana, e por despacho de Ribau Esteves, foi assumida a contratação da projetista A. Soutinho Arquitectos, pelo valor de 169.750€ (+IVA) e um prazo de execução de 225 dias para a elaboração do projeto de reabilitação do Museu Santa Joana.

O investimento global é de 2 milhões de euros para intervenção estrutural na Igreja e no Claustro do Mosteiro de Jesus, correspondendo à parte monumental que não foi alvo de qualquer intervenção anterior.

Trabalhos de consolidação estrutural das paredes e cobertura, substituição da cobertura e revisão de todas as redes e infraestruturas.

Prevê-se que o procedimento concursal relativo a esta empreitada seja lançado no início do segundo semestre de 2020, representando mais um investimento utilizando os Fundos Comunitários do Centro 2020 integrados no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.