Aveiro: Análise do subsolo do Rossio arranca esta semana.

2018-10-01 12:35

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro anuncia o arranque esta semana dos trabalhos de prospeção geológica no Jardim do Rossio integrados nos estudos complementares do projeto de Requalificação do Rossio com o objetivo de conhecer e caracterizar o solo existente no local bem como a sua capacidade resistente.

Deste estudo depende o futuro estacionamento subterrâneo. Estes trabalhos têm a duração prevista de um mês.

A proposta vencedora do Concurso Público de “Conceção para a Requalificação do Largo do Rossio e Praça General Humberto Delgado” (vulgarmente designado por “concurso de ideias”) e cujo projeto está desenvolvimento caracteriza-se por um aprofundado trabalho de investigação histórica do local, apresentando a ideia de recuperação das ruínas da capela de São João criando um novo ponto de interesse turístico.

A integração dessa peça com espaço de jardim e praça, amplo e polivalente, e a possibilidade de criação de um novo parque de estacionamento ao nível do subsolo são os pilares desse concurso.

O primeiro esboço provocou reações negativas pela “falta de verde” e pela “aridez” do espaço apresentado pelo gabinete ARX.

A autarquia foi pressionada a desistir mas tem dado garantias de que é possível melhorar a ideia e concluir o estudo prévio e partir para um “bom projeto de execução da Qualificação do Rossio”.