Autárquicas: “Este é um projeto a favor dos ilhavenses. Somos os únicos capazes de cumprir essa missão” - Fernando Caçoilo.

2017-05-13 21:31

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Fernando Caçoilo lidera a candidatura Social Democrata à Câmara de Ílhavo sob o slogan “O futuro com certeza” com a certeza de que lidera um “projeto plural” feito de “experiência”.

Apresenta-se perante o eleitorado de Ílhavo disposto a permanecer por mais quatro anos na liderança da autarquia que governa desde 2013 depois da saída de Ribau Esteves para Aveiro.

Fala em “confiança” e “orgulho” pelo trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos na condição de líder (com áudio).

Num processo marcado pela entrada na corrida de um antigo militante do PSD nas listas do PS, Caçoilo quis marcar diferenças.

“Esta recandidatura não é contra ninguém. É pelo município. Vamos ter um projeto plural. Não é singular nem individual. São os vossos projetos. Que a nobreza da política esteja presente”.

O autarca assumiu “conforto” na prestação de contas por considerar que tem “obra feita” com “equilíbrio” e “redução da dívida”.

“Apresentei-me para dois mandatos de acordo com o ciclo de fundos comunitários. Enfrentámos dificuldades com novas leis ao nível da gestão (lei dos compromissos) mas conseguimos viver com esta realidade em território de excelência”.

Caçoilo aproveitou o momento para criticar o Governo que denominou de “empurra para a frente” com “aumento sistemático da dívida pública”.

“Criamos um equipamento para a extensão de saúde da Costa Nova e o Estado pelas velhas instalações quer 181 mil euros. Até aí empurram para a frente”.

Deixou elogio à dinâmica empresarial, ao tecido associativo, fez referências projetos como o Ecomare e o PCI, ao turismo e à forma de planear o futuro concentrando as linhas orientadoras no “plano estratégico”.

Reabilitação urbana e valorização do capital humano, turismo e economia foram apontados como pilares do projeto.

“Podemos fazer ainda mais e melhor. Este é um projeto a favor dos ilhavenses. Somos os únicos capazes de cumprir essa missão”, resumiu Fernando Caçoilo que deixou uma palavra aos opositores.

“Não quero gastar saliva com assuntos da nossa oposição. Exigimos que tenham o mesmo tratamento. É preciso fazer uma escolha com base na identidade. Tenho a certeza que os cidadãos saberão escolher os melhores”.

A apresentação da recandidatura realizou-se, esta tarde, numa unidade hoteleira de Ílhavo na presença de dirigentes, militantes e apoiantes.

Carlos António Rocha, presidente da concelhia Social Democrata, defende que o Partido tem “cumprido com tudo aquilo com que se comprometeu no programa de 2013” e falou em “verticalidade”.

“Não andamos aos ziguezagues a saltar de partido em partido. Os líderes sem coluna vertebral já falam de camaradas e amigos. E já consegue atacar os primos do PCP”.

O dirigente assumiu como meta ganhar em todas as frentes autárquicas. “Queremos dar continuidade ao programa. Queremos ganhar as seis eleições com os melhores e mais competentes.”

A entrega de listas anunciada para dia 7 de Agosto terá como mandatários Rui Dias e Joana Soeiro. O advogado, vice presidente da distrital do PSD, vice da Federação Portuguesa de Basquetebol e assessor jurídico da Câmara de Ílhavo, distingue Fernando Caçoilo como autarca de eleição pelo “rigor, seriedade e competência”.

“Estas características lavaram-me há quatro anos a endereçar-lhe o convite para se candidatar. Honrou esse convite com a liderança da Câmara só ao alcance dos melhores. Lidou com uma herança exigente e foi um líder sereno. Não teve complexos em partilhar os holofotes”.

Joana Soeiro, aluna universitária e bi campeã americana de basquetebol, foi escolhida como mandatária para a juventude. Fez a analogia da política com o desporto.

“No basquetebol como na vida precisamos de líderes para o sucesso. Estamos bem entregues a um grande líder mas sobretudo um grande homem. Tenho orgulho nesse trabalho”.

Salvador Malheiro, presidente da distrital de Aveiro do PSD, repetiu elogios ao autarca de Ílhavo e realçou a importância das autárquicas.

“Não vamos ter falta de comparência nem vamos atrás de dissidentes, nem ressabiados. Vamos com as cores do PPD/PSD para ganhar nos 19 concelhos. Temos um presidente que sabe negociar e ver o interesse coletivo acima do interesse individual. Este presidente é uma referência na CIRA pelo conhecimento e pelo afeto. É um prazer aprender com ele”.