Autarquia e Visabeira acertam detalhes da exploração do Museu da Vista Alegre.

2015-08-06 10:52

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou a minuta do acordo a celebrar com a Vista Alegre sobre o projeto e a obra de reabilitação e ampliação do Museu da Vista Alegre mas o PS diz que estes termos do contrato de comodato deveriam estar previstos deste o início no primeiro acordo. Câmara e grupo Visabeira entram agora nas questões de pormenor de agilização desse acordo. A obra entra na fase final. Intervenção de 2,4 milhões de euros que abre caminho à gestão do Museu da Vista Alegre pelo Município por um período de 10 anos. Fernando Caçoilo diz que a negociação vai defender o interesse público (com áudio).

A obra de ampliação do Museu da Vista Alegre é co-financiada pelos Fundos Comunitários do PORCentro a 85%. A concretização do Projeto de Ampliação e Qualificação do Museu da Vista Alegre, que desde 1964 alberga a produção histórica da Fábrica da Vista Alegre, pretende dar uma nova vida ao espaço existente e maior visibilidade à história que partilha.

Pedro Martins, vereador eleito pelo PS, preferia que os termos de pormenor tivessem ficado negociados desde o início para evitar quaisquer problemas. Ainda assim admite as vantagens da parceria.

“Este investimento privado permitiu, com apoio público, uma requalificação de património importante, criação de emprego e manutenção de postos de trabalho e reforço de aptidões turísticas. Todo este apoio da autarquia pode ter resultados visíveis no futuro. Compreendemos e achamos que o ganho está nestas mais-valias. A única reserva é que estes acertos que faltam fazer deveriam ter sido feitos antecipadamente na altura do contrato de comodato. Devia estar tudo acautelado”.