Autarquia de Ílhavo celebra acordos de parceria nas áreas social e da saúde.

2016-03-03 20:15

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Ílhavo atribui 2 mil euros a 20 Escolas do Município de Ílhavo aderentes ao Projeto Eco-Escolas (mais quatro do que o ano transato). O Projeto Eco-Escolas é considerado motor central de todo o desenvolvimento da Educação Ambiental Municipal. É desenvolvido em estreita parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa e visa premiar o esforço desenvolvido pelos Estabelecimentos de Ensino na melhoria do seu desempenho Ambiental e Cidadania.

Na reunião desta semana, a autarquia aprovou ainda a celebração de um protocolo de cooperação a celebrar com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES). Este protocolo tem por finalidade propiciar mecanismos de colaboração, ligação e apoio inter instituições na prossecução de ações integrantes numa perspetiva de valores e práticas do setor da Economia Social no Município de Ílhavo.

A CASES tem por missão “reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social” e é responsável em Portugal por um conjunto de programas e iniciativas nacionais nas áreas do empreendedorismo social, economia social e cooperativismo vocacionados para vários públicos, com destaque para a juventude.

Há ainda registo para a adesão ao projeto da Fundação Calouste Gulbenkian denominado “Não à Diabetes” no âmbito de um Protocolo celebrado entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e aquela Fundação, a 7 de setembro de 2015. Este projeto visa intervir localmente no apoio à prevenção e à identificação de população em risco ou com a doença da diabetes.

Segue-se agora um Protocolo de Cooperação com o Centro de Saúde de Ílhavo, tendo sido já lançado o repto ao Agrupamento do Centros de Saúde do Baixo Vouga, com o intuito de constituir uma equipa local que intervenha nesta problemática.