Autarquia de Ílhavo apresenta estudo para a reconversão de antigo quartel de bombeiros.

2016-04-19 17:45

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, apresentou publicamente o Estudo Prévio relativo à Reconversão do antigo edifício do Quartel dos BVI. Este espaço será qualificado no sentido de vir a acolher uma unidade urbana para a valorização e interpretação do património religioso de Ílhavo com enfoque na religiosidade ligada ao Mar, comércio, sala multifunções e uma área dedicada à Confraria Gastronómica do Bacalhau.

Para tal, será então demolida uma zona parcial do antigo edifício do Quartel dos BVI, desobstruindo, desta forma, os elementos arquitetónicos mais relevantes do alçado norte da Igreja Matriz, criando-se, em paralelo, um espaço público edificado e uma zona verde para fruição dos munícipes.

“Este é um projeto central no âmbito do processo de revitalização do centro histórico de Ílhavo contemplado no PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano submetido ao CENTRO2020, já que o enriquecerá com elementos qualificadores e diferenciadores, que conjugados com outros investimentos em curso no Município, resultarão numa maior atratividade do centro histórico e na correspondente dinamização das atividades económicas nele existentes”.