Autarcas do PSD pedem a reposição da autonomia de freguesias de Ovar agregadas na reforma Relvas.

2016-11-24 20:37

Categoria: 

Concelho: 

Autarcas e dirigentes políticos do PSD de Ovar pedem a reversão da criação da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira.

Recordam que a reorganização administrativa territorial autárquica determinou a agregação de mais de mil freguesias em todo o território nacional e impôs ao Município de Ovar a criação da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira (União de Freguesias) contra a vontade dos órgãos democraticamente eleitos e das suas populações.

Esta União de Freguesias é a maior freguesia do distrito de Aveiro e é marcada por uma forte dispersão dos aglomerados habitacionais e uma extensão e diversidade territorial que dificultam a sua gestão de “forma racional e correta”.

Os Grupos Parlamentares do Partido Social Democrata (PSD) na Assembleia Municipal de Ovar, na Assembleia da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira e as Comissões Políticas da Secção de Ovar do PSD e da JSD defendem que na nova conjuntura política, com um governo que assenta o seu funcionamento numa maioria parlamentar cujos partidos têm demonstrado a sua oposição face à agregação das freguesias, “será favorável a reversão imediata deste processo”.

Num apelo dirigido ao Governo e aos partidos que sustentam o Governo, os signatários exigem o desencadeamento das medidas legislativas necessárias para a reposição da autonomia das Freguesias de Ovar, São João de Ovar, Arada e São Vicente.

Este movimento espera que a Câmara Municipal de Ovar, a Assembleia Municipal, a Junta e Assembleia de Freguesia da União solicitem a intervenção dos grupos parlamentares da Assembleia da República e do Governo no sentido de serem desencadeadas as medidas legislativas necessárias para a reposição da autonomia.