Autarca de Ovar quer falar com o Ministro do Ambiente sobre proteção da orla costeira.

2016-02-11 14:28

Categoria: 

Concelho: 

Salvador Malheiro está a acompanhar o comportamento da defesa da costa nas Praias do Furadouro, Maceda, Cortegaça e Esmoriz, dada a forte agitação marítima que se fazia sentir, com particular incidência na Praia do Furadouro, onde foram acionados os meios de Proteção Civil, em articulação com os Bombeiros Voluntários e com as Forças de Segurança.

“Temos acompanhado sempre de perto o estado do nosso mar. Efetuamos obras fundamentais e prioritárias que minimizaram os constantes galgamentos, mas não resolvem de todo o problema. Em articulação com a proteção civil continuaremos a assegurar no terreno as condições de segurança de pessoas e bens, de forma a evitar grandes prejuízos”, referiu o autarca vareiro, adiantando que foi já agendada audiência, para o início do mês de março, com o novo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, para tratar desta problemática, bem como da obra da Barrinha de Esmoriz e da Ria de Aveiro.

A Câmara de Ovar tem vindo a acompanhar sistematicamente a problemática da defesa da costa, que afeta todo o território de Ovar, e tem vindo a proceder à limpeza, desobstrução e desassoreamento das valas e linhas de água do aglomerado urbano do concelho de Ovar, regularizando as margens, a fim de acautelar eventuais inundações e estragos.

Também no mesmo dia, foram acompanhados os trabalhos no Rio Lambo (Peixinho do Rio), onde já teve inicio a reparação dos rombos, a fim de estabilizar as margens e de melhorar as condições de funcionamento hidráulico.