Assembleia Municipal de Aveiro solidária com ativistas políticos condenados em Angola.

2016-04-16 21:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Aveiro aprovou, por maioria, um voto de solidariedade aos ativistas políticos angolanos presos e condenados em Tribunal. A proposta apresentada pelo Bloco registou 17 votos a favor, 8 abstenções e 3 votos contra (2 CDS e 1 PCP). 

Em causa o processo contra Luaty Beirão e restantes ativistas angolanos (17 no total) concluído no dia 28 de março de 2016. Todos eles tiveram sentenças entre os 2 e os 8 anos de prisão.

Os ativistas foram condenados por terem participado e promovido uma leitura coletiva do livro "Da Ditadura à Democracia”. Para o BE, acabaram detidos e condenados por “exercerem direitos fundamentais consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

“Ilegalmente detidos, abusivamente tratados e com os seus direitos restringidos, os ativistas levaram a cabo uma greve de fome para chamar a atenção para a injustiça de que estavam a ser vítimas”.

Luaty Beirão, com raízes familiares no concelho fez a greve de fome mais longa, 36 dias. A Assembleia da Municipal de Aveiro presta solidariedade aos ativistas políticos angolanos, repudiando o processo judicial e os atropelos aos direitos humanos e apela à sua libertação.