Assembleia Municipal de Aveiro aprova Plano e Orçamento com austeridade no centro do debate.

2017-12-23 10:24

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Partido Socialista acusa Ribau Esteves de seguir a mesma receita austeritária de Passos Coelho e de não ter aprendido a lição do país.

Raul Martins, falou no debate de Plano e Orçamento para falar em “cópia” do programa de austeridade do anterior Primeiro-Ministro e no caso de Aveiro com peso para o bolso dos munícipes. O deputado socialista diz que Ribau Esteves está a atrasar a redução dos encargos dos aveirenses num ano em que prevê aumento das receitas em 7 milhões de euros.

O presidente da Câmara de Aveiro voltou a responsabilizar os partidos de esquerda opor não terem garantido as alterações à lei que permite um reajustamento no IMI.

A Assembleia Municipal de Aveiro aprovou Plano e Orçamento e Pacote Fiscal. Documentos que representam um montante global de 88,6 milhões de euros, com cerca de 21 milhões destinados ao pagamento das dívidas ao abrigo do empréstimo do Fundo de Apoio Municipal.

A bancada do PS votou contra ao lado de dois deputados do BE e um do PCP. Abstenção do PAN e de um deputado municipal do PS e votos a favor de16 deputados do PSD e 6 do CDS

António Salavessa (PCP) diz que a gestão continua a penalizar os munícipes; João Moniz (BE) vê na carga fiscal um dos pontos sujeito as critica; Rui Alvarenga (PAN) diz que tendo chegado há pouco à Assembleia não quer fazer juízo sobre o passado e deu benefício da dúvida no investimento em saúde animal e as bancadas de PSD e PP elogiam a trajetória de “recuperação” e “credibilização” da autarquia.

O Executivo Municipal manteve o pacote fiscal nos valores de referência de 2017 (IMI em 0,45% e derrama em 1,5%). Quanto ao Plano, a reabilitação da Escola Secundária Jaime Magalhães Lima, em Esgueira, e da Escola 2º e 3º Ciclo João Afonso de Aveiro, assim como a nova Escola de 1º Ciclo de São Bernardo integrada na EB 2,3; a reabilitação das Extensões de Saúde de Aradas, Eixo, Oliveirinha, São Bernardo e São Jacinto; a reabilitação do Museu de Santa Joana e da Igreja das Carmelitas; as intervenções do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro, construção de ciclovias, qualificação de edifícios e ativação de novas funções da Antiga Estação da CP, do Edifício Fernando Távora, e intervenções de qualificação dos Bairros Sociais de Santiago, Griné e Caião são alguns dos projetos emblemáticos.

Declarações em ficheiro de som