Arranca a semana da tecnologia em Aveiro.

2019-10-07 08:04

Categoria: 

Concelho: 

A semana que agora começa vai ser a semana da tecnologia em Aveiro.

Criatech, Techdays e Prisma irão proporcionar, durante sete dias, a todos os Cidadãos, experiências e vivências inovadoras.

Já a partir desta segunda o Criatech trará a criatividade digital e tecnologia à Cidade de Aveiro, com a apresentação de dezenas de obras artísticas únicas, aliando as artes digitais e a tecnologia em espaço público e patrimonial onde todos são desafiados a experimentar.

É um evento de acesso livre e que passa por locais como o Teatro Aveirense, o Museu de Arte Nova, o Museu da Cidade, a Mãe de Água, a Igreja das Carmelitas e o Museu de Aveiro/ Santa Joana, entre outros.

As peças e projetos escolhidos vão ocupar diversos tipos de espaços, dando-lhes outra dimensão visual, experimental e artística, não esquecendo o papel dos visitantes, que podem apenas contemplar uma peça ou, numa grande parte das situações, interagir e ser parte da experiência, tornando-se num elemento ativo da instalação.

Aveiro será palco da estreia de um novo evento, nos dias 11 e 12 de outubro, o PRISMA, um festival que assume a luz como elemento central de todas as ações que serão apresentadas.

A Praça Marquês de Pombal, o Parque Infante D. Pedro, a Baixa de Santo António, a Praça da República ou envolvente do Canal Central na zona do Largo do Rossio e do Jardim da Fonte Nova, serão palco de várias instalações de arte contemporânea adaptadas à cidade de Aveiro.

Sempre em período noturno e em permanência nos dos dias, das 19h30 às 00h00.

A 5.ª edição do Techdays, que acontece de 10 a 12 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, será o primeiro evento em Portugal com cobertura 5G e com a demonstração de alguns protótipos, graças ao trabalho conjunto da Altice Labs, Ericsson e a Câmara Municipal de Aveiro (CMA).

A sessão sobre 5G está marcada para as 16h30, no dia 11 de outubro, com a presença de oradores como Anders Kjellander – CEO do Umea Science Park e Chairman do Umea 5G -, Francisco Fontes - Gestor de Projeto na Altice Labs -, Niemi – Hugaerts – líder dos projetos na área da Internet das Coisas no Fórum Virium Helsinki, cidade de Helsínquia -, Jorge Pereira – membro do 5G Summit – e Luís Correia – professor no Instituto Superior Técnico.

O encerramento estará a cardo do Vice-Presidente da ANACOM, João Miguel Coelho.

O evento que tem a Sessão de Abertura agendada para as 9h30 do dia 10 de outubro, apresenta o “naming Smart City”.