Antigo mestre dos transportes fluviais é candidato do BE em São Jacinto.

2017-07-12 12:02

Categoria: 

Concelho: 

João Brandão é candidato do BE em São Jacinto.

O partido que, desta vez, consegue representação em praticamente todos os órgãos autárquicos apresenta como candidato o mestre de tráfego. Tem uma vida dedicada ao governo de embarcações, à vida associativa na Freguesia, ao sindicalismo e à defesa do serviço de transportes públicos.

Durante 17 anos trabalhou nos transportes municipais (ferry e lancha) na travessia da Ria para São Jacinto, os últimos oito dos quais como mestre de tráfego local. Findou essa atividade com a entrega da empresa a privados. É ainda formador na For-Mar (Escola de Pesca de Ilhavo). Anteriormente trabalhou nos extintos Estaleiros de São Jacinto e ainda como serralheiro.

Natural de São Jacinto, integra a primeira candidatura do Bloco de Esquerda a esta Assembleia de Freguesia. É dirigente do Sindicato dos Transportes Fluviais Costeiros e da Marinha Marcante. Foi Presidente de Direção e Presidente do Conselho Técnico do Grupo Columbófilo de São Jacinto. É sócio fundador da Associação Cultural e Desportiva de São Jacinto, onde foi igualmente dirigente.

A candidatura refere que São Jacinto é uma freguesia “completamente abandonada”. Defende o melhoramento do sistema de transportes (ferry e lancha) como um dos pontos essenciais. “Todos os dias as pessoas deparam-se com enumeras dificuldades para chegar ao seu local de trabalho, ao hospital ou a qualquer outro serviço essencial para o melhoramento da qualidade de vida. Ou porque existem atrasos, ou porque existem avarias (ferry já bastante danificado), etc.”.

A candidatura pretende ainda uma Limpeza de ruas mais eficiente. “Parecendo que não, este é um ponto bastante importante. Muitas das ruas foram deixadas ao abandono. Ervas crescem nos passeios e em alguns locais, o lixo está bastante aglomerado”.

Os candidatos querem explicações sobre o facto do projeto da avenida e do cais dos pescadores não estar concluído. “Desde o ano passado que nenhuma das entidades aborda este tema. Desde o ano passado que a avenida está num estado lastimável. O atual presidente da Câmara Municipal de Aveiro prometeu e não cumpriu. Precisamos de explicações”.

A candidatura pretende tornar São Jacinto mais atrativa, nomeadamente para os jovens para fixar a população. “Infelizmente, muitos dos jovens e crianças de São Jacinto pretendem sair desta mesma freguesia, pois não têm atratividade e nada que os entretenha durante o ano e nos seus tempos livres. Abrir um espaço da juventude em São Jacinto seria benéfico e útil para o crescimento da população mais jovem. Não seria necessário grandes custos”.

A candidatura salienta que falta cumprir, ainda, uma aposta decidida no turismo. “O ano passado, o Presidente da Câmara Municipal disse quer iria fazer de São Jacinto uma freguesia voltada para o turismo. Até agora não se vê nada em concreto. Uma freguesia que queira fomentar o turismo, tem de ter unidades hoteleiras, entretenimento, uma avenida em boas condições e uma população satisfeita. Até agora nada disto está feito”.