Anadia: "Quando a pandemia passar e a normalidade regressar, teremos tempo para festejar e melhor desfrutar os valiosos símbolos da revolução: a liberdade e a democracia” - Teresa Cardoso.

2020-04-25 21:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os presidentes da Assembleia e Câmara Municipal de Anadia não quiseram deixar passar em branco a celebração do 25 de Abril.

Foi com recurso ao Facebook e à página do Município na internet que deixaram mensagens de esperança e confiança no futuro a todos os munícipes anadienses.

A presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, destacou o facto de este Dia da Liberdade “ser diferente” dos anos anteriores, “mais pobre em comemorações, mas não menos relevante e significativo”.

No seu entender a Revolução dos Cravos deve ser enaltecida “com um especial arco-íris, no coração de cada um, feito de cores de confiança, de coragem, de solidariedade, de generosidade, de competência e de amor pelo próximo”.

Maria Teresa Cardoso deixou também uma palavra de esperança no futuro, dizendo que “quando a pandemia passar e a normalidade regressar, teremos tempo para festejar e melhor desfrutar os valiosos símbolos da revolução: a liberdade e a democracia”.

“Em 1974, o povo saiu à rua, para celebrar. Hoje, o povo é exortado a ficar em casa. Circunstâncias excecionais ditam comportamentos opostos, mas que têm em comum o exercício da cidadania em prol do bem de todos”, adiantou ainda.

 Apesar de todas as condicionantes, a autarca espera que este aniversário do 25 de abril de 1974, “renove a esperança em dias melhores, tal como o fez, há 46 anos, o povo confiante e corajoso. Transmita aos mais novos a importância de um Estado livre e democrático, reflita sobre os valores de abril, e festeje, da forma que puder e desejar, em casa e em família, o 25 de abril!”

O presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pinho, referiu que o cancelamento das comemorações “era imperioso que assim fosse, e continua a ser, face à necessidade que se impunha e impõe no recolhimento reiterado pelas Autoridades Nacionais”.

Considerou que “Abril de 1974 e ou seus altruístas ideais de liberdade e esperança devem, de facto, ser festejados com compromisso e memória por todos de forma continuada e responsável”.

Face ao atual momento de pandemia que se vive, Manuel Pinho sublinhou que todos “devem ser exemplos de disciplina e rigor, sem comprometimentos de qualquer índole, no combate a este inimigo viral”.

O presidente da Assembleia Municipal rematou a sua mensagem agradecendo a todos, “pelo exemplo e pelo sacrifício que diariamente emprestam ao cumprimento das normas em vigor”, bem como “testemunhar o orgulho que sinto em ser Anadiense”.

Para assinalar ainda esta efeméride, na Praça do Município, foi colocado, de forma simbólica, um vaso com cravos vermelhos.