'Anadia Capital do Espumante', 'ACAREG' e 'Aqui na Bairrada' são Ecoevento.

2020-01-23 17:15

Categoria: 

Concelho: 

“Anadia Capital do Espumante - Feira da Vinha e do Vinho”, “ACAREG” e “Aqui na Bairrada” foram os três eventos realizados no concelho de Anadia que, em 2019, receberam o estatuto de “Ecoevento”. Os valores monetários provenientes da recolha dos resíduos (papel, embalagens e vidro) produzidos nos mesmos foram entregues, no passado dia 22 de janeiro, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia e Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas, pelas entidades promotoras, nomeadamente Câmara Municipal de Anadia, Rota da Bairrada, Comissão Vitivinícola da Bairrada e ERSUC.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia foi contemplada com os valores angariados, no “Anadia Capital do Espumante - Feira da Vinha e do Vinho” e no “Aqui na Bairrada”, 103,12 euros e 193,60 euros, respetivamente.

Relativamente ao ACAREG que, durante uma semana, decorreu no concelho de Anadia, a verba angariada foi de 352,00 euros, que foi entregue à Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas.

Na totalidade dos três eventos foram recolhidos 800 kg de papel, 2480 kg de embalagens e 3260 kg de vidro.

O representante da ERSUC, José Calhoa, mostrou-se agradado com os resultados obtidos com este projeto no concelho de Anadia, tendo adiantado que a ERSUC “está disponível para continuar esta parceria com o Município”.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou um agradecimento público à ERSUC pelo desafio apresentado ao Município para integrar este projeto, considerando que, por um lado, “constitui um estímulo para melhorar os nossos eventos”, e, por outro, “serve para estimular as pessoas a terem presente aquilo que deve ser as responsabilidades de cada um para um ambiente, cada vez, mais sustentável”.

A autarca destacou ainda o papel da ERSUC nestas iniciativas, pois, para além da recolha dos resíduos, promoveu diversas ações nos eventos, sensibilizando as pessoas para esta problemática, nomeadamente alertando-as para a importância da adoção de boas práticas ambientais.

O vereador da Câmara de Anadia, Lino Pintado, anunciou que o “Anadia Capital do Espumante - Feira da Vinha e do Vinho” 2020 vai ter novamente o estatuto de “Ecoevento”, deixando ainda o desafio ao responsável da ERSUC para que seja atribuído o mesmo estatuto à atividade “Wine Run”, que tem mobilizado milhares de pessoas de vários pontos do país, e que, este ano, se realiza a 22 de março.