Anadia alarga rede de percursos pedestres.

2019-03-11 12:55

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia pretende criar uma Rede de Percursos Pedestres no concelho, nomeadamente a implementação, de raiz, de cinco pequenas Rotas, assim como proceder à correção da sinalética de uma Grande Rota e respetiva homologação dos cinco percursos junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

Para o efeito a autarquia vai integrar uma candidatura intermunicipal ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, no âmbito do GAL Rural da Região de Aveiro – “Renovação de Aldeias” - , cujo valor máximo do investimento, por município, ronda os 135 mil euros, a que corresponderá uma comparticipação de 67.500,00 euros.

Este projeto pretende funcionar como instrumento na reabilitação, preservação e divulgação do espólio cultural, histórico, paisagístico e ambiental do concelho de Anadia.

Por outro lado, pretende-se ainda que seja um complemento às diversas infraestruturas e equipamentos desportivos existentes, no sentido de, cada vez mais, Anadia se destacar como Município do Desporto.

Os percursos ficam localizados nas freguesias de São Lourenço do Bairro (Rota dos Vinhedos), Vila Nova de Monsarros,Vilarinho do Bairro e Moita, Estas cinco Rotas, já com trajeto delineado, têm uma extensão entre 9 e 14 kms.

A candidatura prevê também a correção da Grande Rota “Flor-de-Lis”, em Avelãs de Cima, com uma extensão de 33 kms, que já se encontra registada na FCMP.