AMI: PS quer Plano de Pormenor para a nova Frente de Ria na Gafanha da Encarnação. Cãmara pede "paciência".

2016-11-15 19:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O deputado municipal do PS, Hugo Lacerda, interpelou na Assembleia Municipal o Presidente da Câmara sobre a inexistência de Plano de Pormenor na nova frente de ria urbanizável na Gafanha da Encarnação, localizada entre a Gafanha do Carmo e a zona da Estufa, de acordo com o previsto pelo Plano Diretor Municipal.

Aquela zona "passou a espaço com possibilidade de se tornar zona residencial, de acordo com o compromisso assumido pelo executivo municipal anterior perante a população da freguesia". No entanto, para que se efetive essa possibilidade, "é necessária a aprovação de prévio Plano de Pormenor que passados dois anos não viu ainda a luz do dia, à semelhança de todos os outros previstos pelo PDM", sublinhou.

A expectativa dos proprietários daqueles terrenos, "alimentada pelo compromisso assumido pelo Executivo Municipal e pelo normativo constante do PDM, está assim ferida pela ausência de decisão do actual executivo no que a esta matéria diz respeito", vincou, "travando a iniciativa privada e a valorização daquele território, não se percebendo do que está à espera o Presidente da Câmara para elaborar o Plano de Pormenor em causa", concluiu.

Na resposta, Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara, sublinhou que existem 13 Planos de Pormenor "sendo esse um de 13". O PDM "é para ser executado durante vários anos, em função das necessidades. Agora cheira a eleições e o PS excita-se com a situação. O primeiro pedido de viabilidade para aquela zona apareceu há um mês atrás, portanto não há timing para fazer isto. É para se ir fazendo, em função das oportunidades que surjam. Logo se verá como se vai fazer. Hoje a construção está muito parada e avançar com o Plano não é muito vantajoso. Temos de ter paciência sobre isso", referiu.