Amadeu Albergaria questiona Governo sobre falta de magistrados em Aveiro.

2018-05-26 08:19

Categoria: 

Concelho: 

Amadeu Albergaria afirma-se preocupado pela falta de magistrados na Comarca de Aveiro, exigindo respostas ao Ministério da Justiça resposta sobre a situação e se tem em perspetiva o preenchimento das vagas.

A região servida pela Comarca de Aveiro abrange uma população de cerca de 730.000 habitantes, distribuídos pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra.

“É, pois, uma comarca de grande dimensão, com um volume de processos a requerer cuidados” conclui Amadeu Albergaria.

Numa pergunta dirigida ao governo, o parlamentar social democrata enfatiza a grandeza da região de Aveiro para sustentar a necessidade de resolver este problema.

“Foram tornadas públicas esta semana notícias que relatam a falta de magistrados na Comarca de Aveiro, ao ponto de, em consequência, terem vindo a ser adiados julgamentos e surgirem outros constrangimentos” escreve Amadeu Albergaria no texto que suporta a pergunta, acrescentando que “a solução encontrada para fazer face ao número de baixas tem sido distribuir os magistrados, o que não evita as falhas, particularmente notadas nos juízos locais criminais de Aveiro e de Santa Maria da Feira”.

Também o coordenador do Ministério Público (MP) é referido na pergunta agora dirigida, ao revelar que há um défice de magistrados do MP, sendo que, nas suas contas, seria necessária a colocação de, pelo menos, mais seis magistrados no quadro, para que a situação estivesse regularizada.