Amadeu Albergaria questiona governo sobre atrasos nos pagamentos a escolas profissionais.

2017-11-30 09:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Amadeu Albergaria revela preocupação pelos relatos de atrasos nos pagamentos do Governo às escolas de ensino profissional. Falando na Assembleia da República, em conferência de imprensa, o parlamentar social democrata admitiu que pode haver escolas com continuidade de funcionamento em causa.

Recentemente foi notícia a mensagem do responsável pela EFTA (Aveiro) a lamentar os problemas decorrentes desses atrasos e o deputado aveirense assegura que há vários casos sobretudo em zonas do interior a enfrentar o mesmo problema.

“Temos recebido alertas das escolas profissionais quanto a atrasos nos pagamentos, nomeadamente os relacionados com o Programa Operacional Capital Humano” – denunciou Amadeu Albergaria, revelando que o facto está a criar “problemas graves, em que algumas escolas chegam mesmo a afirmar que pode estar em risco a sua continuidade no ensino profissional”.

Amadeu Albergaria deu conta da preocupação do seu partido considerando que o atraso nos pagamentos ”está a provocar uma asfixia financeira nestas escolas profissionais, podendo estar em causa postos de trabalho”.

Sublinhando que “estas escolas são fundamentais para a coesão territorial e desempenham um papel fundamental, por exemplo nos territórios de baixa densidade”, o deputado aveirense anunciou que o partido vai dirigir um requerimento ao ministro da Educação, no sentido de serem prestados esclarecimentos e de este “fazer um ponto da situação sobre esta matéria".

Considerando que esta questão está relacionada com a gestão de fundos comunitários, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas também será chamado a pronunciar-se.