Amadeu Albergaria pede urgência na qualificação de beneficiação da EN223.

2017-03-04 16:23

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do PSD Amadeu Albergaria entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao governo que “retome, de mediato, o procedimento de concurso público para a obra de beneficiação da EN 223 entre o nó de Arrifana do IC-2 e o nó de Santa Maria da Feira da A-1”.

“A beneficiação deste troço da variante à EN 223 é um anseio de há muitos anos, seja no contexto da construção da via Feira/Arouca, seja, mais recentemente, respeitando as posições das câmaras municipais envolvidas” lê-se no documento entregue, recordando que “a obra permite substituir parte assinalável do inicialmente programado troço da via Feira/Arouca, aproveitando a ligação do nó do IC2 ao nó da A32 a Nascente, onde desembocará o troço da variante Feira-Arouca com início em Mansores”.

A requalificação foi objeto de concurso público pelo governo anterior, tendo seguido os seus trâmites normais até à adjudicação, que ficou por fazer, segundo o PSD, por decisão do atual governo. O valor base ascendia a 3,2 milhões de euros, prevendo a intervenção ao nível do pavimento, da drenagem e das obras acessórias, para além a construção de três rotundas.

“O atual governo, ao arrepio dos projetos de resolução aprovados pela Assembleia da República, e do próprio concurso já lançado, suspendeu o processo, cativando o dinheiro que estava destinado a uma obra que deveria ter arrancado no final de 2016 e dada como concluída no presente ano” refere Amadeu Albergaria.

A importância da requalificação é sustentada na ligação fulcral entre a A1 e a A32, na base de “uma enorme dimensão de intermodalidade, nomeadamente ao nível do transporte de mercadorias, potenciando a melhoria de ligações consideradas insuficientes à muito importante zona industrial localizada no eixo viário constituído pelos concelhos de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira e Arouca”.