AMA: Variante de Cacia começa este mês. ARU 'passou' na sessão desta noite.

2016-09-10 23:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A "grande obra" da Câmara de Aveiro (1.2 milhões) começará este mês. A Variante de Cacia começará em Setembro. O projecto foi destacado por Ribau Esteves na sessão desta noite da Assembleia Municipal de Aveiro. "Pela primeira vez em 30 anos a Câmara de Aveiro faz uma obra pisando todos os terrenos onde implementará o projeto, com legitimidade absoluta, porque as 50 parcelas de terreno foram compradas e integralmente pagas", vincou o autarca aveirense. (com áudio)

A Assembleia aprovou ainda, por maioria, a proposta de criação da 'Área de Reabilitação Urbana'.

Neste contexto, Jorge Nascimento do Movimento Independente Juntos por Aveiro, que votou contra, insurgiu-se contra o "fraco debate público" à volta do tema e acusou Ribau Esteves de egocentrismo. "É a velha questão do 'nós' e do 'eu'", disse. "Você diz que faz obra mas, antes disso, devia dizer à população quanto é que já lhes extorquiu (no bom sentido)", frisou. "Quanto é que as pessoas pagaram a mais em encargos fiscais? Faça a conta do acréscimo de IMI em relação às governações anteriores. O que gastou em obra, está aquém do que já todos pagámos. A obra da Câmara é nossa porque estamos a pagá-la. Não foi você. Não pode dizer que é o maior e esquecer quem está a pagar tudo. É propaganda sua", acusou.

Na resposta, Ribau Esteves lamentou a expressão "extorquir dinheiro". "Lamento essa acusação. É baixa, marginal à democracia e à seriedade. Estamos a usar o dinheiro dos cidadãos para lhes melhorar a qualidade de vida. Nenhum cidadão recorreu à sua baixaria. O que disse é falso. Nós somos sérios e leais", disse.

Relativamente ao (ARU), a maioria dos Deputados do PS, BE e PCP, abstiveram-se. A proposta passou com os votos da maioria camarária.