AMA: Lei que proibe abate de animais voltou a motivar debate político em Aveiro. Proposta do BE para a construção de um Canil Municipal foi chumbada.

2017-04-21 22:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, mantém a ideia que sempre defendeu que que a nova Lei que proíbe o abate de animais "é insensata" e apenas vai onerar as Câmaras, não resolvendo o problema dos animais vadios. Para Ribau Esteves, os Partidos Políticos de Esquerda estão a favor da Lei "porque vão ser os municípios a pagar os custos enormes". O autarca afirma-se disponível para reunir com os cidadãos para tentar minorar o problema e as preocupações dos que defendem os direitos dos animais, colocando-se nesse grupo, não acreditando que o actual Governo disponibilize verbas para ajudar as Câmara, no Orçamento de Estado. (com áudio)

A munícipe Marta Dutra, que tem mobilizado os cidadãos locais para esta questão, falou, sublinhando que o reclamado novo Canil "não deve ser nada igual ao antigo Canil" aveirense. "Instalações, pessoal médico e 'apanhadores' deverão ser pessoas especializadas, o que não acontecia (...) é urgente promover campanhas de sensibilização ao não abandono e esterilização (...) a página da CMA na Internet deveria ser atualizada apelando ao não abandono e informando que os animais abandonados ou errantes nunca são recolhidos pela autarquia", disse.

O Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) adjudicou um estudo sobre a viabilidade de um "Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais" para servir o território de 11 municípios, que ainda não tem projeto.

A proposta do BE para a construção de um Canil Municipal e as medidas consideradas necessárias à defesa dos direitos dos animais errantes de Aveiro foi chumbada pela bancada da maioria.