AMA: Apoio financeiro da Câmara à Sociedade Musical de Santa Cecília criticado pelo Movimento Juntos por Aveiro.

2017-07-12 14:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro transferiu 89 mil euros para as Associações culturais e garante que "há equidade" nas entregas.

É o regresso aos apoios financeiros agora que a autarquia dispõe de fundos ao abrigo do Programa de Ajustamento Municipal (PAM). Foram abrangidas 21 Associações num total de 30 contratos programa.

Há 43 mil euros destinados a apoiar a actividade regular, 28 mil para investimento e 18 mil euros para 'actividades globais'.

Ribau Esteves garante que esses apoios são complementados pelo pagamento de valores em dívida no passado e recorda que tal só foi possível com o reequilíbrio financeiro e a adesão ao Fundo de Apoio Municipal.

O autarca repetiu as palavras da semana passada quando assinou contratos com Associações da área social, para lembrar que herdou uma autarquia "sem meios, com 150 milhões de euros de dívidas" e que hoje "há condições para retomar o apoio".

O tema esteve em destaque na Assembleia Municipal de ontem à noite. Os deputados do PCP e do Movimento Independente 'Juntos por Aveiro' chamaram a atenção para os critérios de entrega de verbas.

Jorge Nascimento anotou o caso da Sociedade Musical de Santa Cecília que tendo uma das maiores Escolas de Música da região recebeu três mil euros.

"Tem 450 alunos na Escola de Música, faz um grande trabalho, tem uma Orquestra, mas, receber 0,34 por cento do 'bolo', é muito pouco", disse.

Ribau Esteves garante "objetividade" nos critérios e lembra que os acordos não podem ser comparados de forma simplista. (com áudio)