Alberto Souto "presta contas" em livros que retratam obras e projetos de dois mandatos autárquicos.

2015-05-29 21:37

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

António Costa, Secretário Geral do PS, esteve ontem na cerimónia de lançamento dos dois novos livros de Alberto Souto. “Do Tempo Público - obras” e “Do Tempo Público - Escritos", foram edições apresentadas numa sessão realizada no antigo edifício da Capitania de Aveiro.

António Costa elogiou o ex-autarca e o dinamismo de Aveiro, "a vários níveis". Alberto Souto "foi dos primeiros Presidentes de Câmara que conseguiu envolver na cidade a Universidade e o tecido empresarial. Essa foi uma marca muito distintiva de Aveiro", disse, adiantando que a Região Centro "é particularmente complexa, marcada por polarizações urbanas muito fortes. Não querendo ser desagradável com ninguém, Aveiro, é indiscutível, tem revelado uma vitalidade que a tem permitido afirmar-se no todo nacional. É um exemplo para todos", disse António Costa.

Alberto Souto regressou, assim, ao 'espaço mediático' com dois livros que retratam uma era em que assumiu os destinos da Câmara de Aveiro "que passou a prestar um serviço sério, mais transparente e competente. Gerimos no respeito pela legalidade e impolutamente", vincou.

"Ao fim de milhares de decisões tomadas e de centenas de páginas de auditorias, algumas muito incompetentes e facciosas, nem uma coima me foi aplicada. Tenho a 'folha' limpa", referiu.

"Os livros 'mostram' políticas autárquicas que desenvolvemos. Fomos inovadores, os primeiros do país a realizar presidências abertas, momentos relevantes de participação cívica, disponibilizámos as BUGAS, fomos a primeira cidade digital do país e dos primeiros a ter uma taxa de saneamento ao nível dos melhores (98 por cento)".

Os livros foram 'lançados' num edifício que o ex-Presidente da Câmara reabilitou quando governou a autarquia aveirense. A 'casa' "estava destinada à demolição".