Albergarienses põem 'Mãos à Obra' na limpeza do espaço público.

2020-01-02 14:39

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha é um dos Concelhos do País que vai dinamizar a segunda limpeza do projeto nacional 'Mãos à Obra', a 12 de Janeiro, pelas 09h30.

O grupo local já conta com mais de 40 participantes em quatro freguesias – Albergaria-a-Velha e Valmaior, Alquerubim, Branca e Ribeira de Fráguas – estando aberto a novas inscrições para proceder a várias ações durante o período da manhã.

É um projeto solidário que surgiu nas redes sociais por iniciativa de uma jovem, Inês Durão, e consiste na limpeza total e simultânea de Portugal Continental e Insular. Esta iniciativa "surgiu na expectativa de amenizar as consequências fatais que a poluição tem para o ambiente e para a saúde pública. O propósito fundamental dos grupos locais é limpar o máximo de ruas, praias e serras/matas do País, separando posteriormente o lixo para que tenha o seu devido fim".

A primeira limpeza realizou-se a 22 de Setembro de 2019 e contou com 96 grupos constituídos por mais de 2800 participantes.

Nesta ação, foram recolhidos cerca de 60 mil litros de lixo. Atualmente, existem mais de 100 grupos locais ativos, "que desejam superar a fasquia da ação inaugural".