Albergaria-a-Velha recupera passagem hidráulica encerrada por causa do mau tempo.

2020-03-06 16:40

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha vai recuperar a passagem hidráulica localizada na EM577, em Alquerubim, que foi seriamente danificada pelas depressões Elsa e Fabien e, como tal, interdita à circulação. A obra está inserida na empreitada de beneficiação e recuperação de infraestruturas rodoviárias municipais recentemente adjudicada pelo valor de 78 294,06 euros, mais IVA.

A intervenção vai iniciar-se a curto prazo e deverá demorar 60 dias.

As depressões Elsa e Fabien, que ocorreram entre os dias 18 e 22 de dezembro de 2019, provocaram a saída do leito do Rio Vouga e consequente inundação da bacia do Baixo Vouga, derivada da intensa precipitação. No concelho de Albergaria-a-Velha, verificou-se que foram afetadas diversas infraestruturas rodoviárias municipais, nomeadamente a passagem hidráulica localizada na EM577 no lugar do Ameal, freguesia de Alquerubim. Com a subida do nível da água do rio, houve a inundação dos campos e a derrocada da estrutura, com consequente impedimento da passagem de pessoas e bens no local, nomeadamente com a freguesia de Segadães no concelho de Águeda.

A estrutura da passagem hidráulica encontra-se derrocada parcialmente, verificando-se a deformação do aqueduto metálico sobre o leito da ribeira, e consequente abatimento do tabuleiro do pavimento. Devido à intensa subida das águas do Rio Vouga e posterior efeito da corrente vazamento à elevada velocidade, verificou-se também o arrastamento de estruturas metálicas de proteção e sinalização, levantamento de pavimentos, derrocada parcial de bermas no arruamento e derrocada de árvores e acumulação de resíduos lenhosos junto da estrutura.

A proposta de reabilitação propõe a reconstrução da passagem hidráulica, com a execução de um novo tabuleiro independente, bem como a colocação de passeios e guardas de segurança. Após a intervenção, a circulação será retomada nesta via municipal.