Albergaria-a-Velha implementa projeto de natação adaptada para populações especiais.

2020-02-26 17:05

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito do Programa de Desporto Adaptado, a Câmara Municipal e a APPACDM de Albergaria-a-Velha celebraram um protocolo de colaboração com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), Associação de Natação Centro Norte de Portugal (ANCNP) e o Agrupamento de Escolas da Branca para a implementação do projeto Natação Adaptada para Populações Especiais: aprender a nadar para incluir, formar para competir.

O projeto, desenvolvido pela FPN, tem como principal objetivo fomentar e desenvolver a prática de natação adaptada junto da comunidade escolar, envolvendo as crianças e jovens com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Além de aumentar e melhorar a capacidade funcional das pessoas praticantes desde tenra idade, o projeto visa contribuir para a criação da vertente de Natação Adaptada de competição em clubes desportivos com Natação Pura, transformando a prática desportiva regular numa realidade para toda a população. Para atingir os objetivos propostos, a FPN definiu um prazo de implementação de 10 anos.

De acordo com o protocolo celebrado, o Município de Albergaria-a-Velha compromete-se a ceder gratuitamente espaços na Piscina Municipal da Branca e, em colaboração com a APPACDM, desenvolver duas aulas/treinos semanais em horário escolar, ministradas por pessoal técnico especializado na área. As sessões deverão ser constituídas por grupos homogéneos de 4/5 a 7/8 participantes, com idades preferencialmente compreendidas entre os 6/8 e os 12/14 anos. As aulas englobarão a adaptação ao meio aquático, iniciação às técnicas e aperfeiçoamento técnico, sendo o fim desejado o encaminhamento para um clube desportivo ou outro que desenvolva esta prática com caráter competitivo.

Cabe ao Agrupamento de Escolas referenciar as crianças que pretendam aderir ao projeto, em particular aquelas que se encontram abrangidas pelas Medidas Seletivas e Adicionais, com adaptações curriculares significativas, no âmbito do Programa Educativo Individual.

O Programa de Desporto Adaptado, nomeadamente através da cedência de pessoal técnico especializado, tem promovido a prática desportiva inclusiva no Desporto Escolar dos dois agrupamentos de escolas do Concelho. No entanto, com o projeto de Natação Adaptada para Populações Especiais vai existir um acompanhamento mais intenso, regular e personalizado, permitindo resultados mais significativos ao longo do tempo. Após a implementação no Agrupamento de Escolas da Branca, o próximo passo é estender o projeto ao Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha.