Albergaria recebe Conferência Internacional de Gestão de Informação e Arquivos.

2017-10-02 15:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Conferência Internacional de Gestão de Informação e Arquivos (CIGIA) vai decorrer nos próximos dias 2, 3 e 4 de novembro, no Cineteatro Alba, numa organização da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), com o apoio do Município de Albergaria-a-Velha.

O evento pretende constituir-se como um novo espaço de reunião dos especialistas da área da gestão da informação, alicerçado na partilha de saberes e no reforço das competências dos profissionais.

O preço de inscrição é de 30 euros para associados da BAD e estudantes e 50 euros para não associados. Num contexto de rápidas e vorazes mudanças institucionais, legislativas e tecnológicas, os profissionais devem refletir sobre os principais desafios que o presente e o futuro lhes colocam, os diferentes papéis que desempenham nas instituições e de que forma se pretendem posicionar face à profissão e à sociedade.

Isto aplica-se a todos os profissionais em igual medida, estejam eles integrados no sector público ou privado, envolvidos em projetos que se desenvolvem em ambiente analógico ou digital, responsáveis pelo desenvolvimento de políticas de gestão da informação ou apenas pelo tratamento técnico da informação.

A CIGIA tem o seu programa repartido por três momentos. O primeiro, a decorrer na tarde de 2 de novembro, é constituído por duas oficinas, a cargo de dois convidados internacionais, com ampla experiência nos temas da gestão documental, normalização e preservação digital.

Nos dias 3 e 4 de novembro serão apresentadas várias comunicações sobre três eixos: “O papel dos processos de negócio da gestão de informação na proteção de dados”, “O papel dos profissionais de informação na era do big data” e “O ciclo de vida da Curadoria da Informação”.

Durante os dois dias, haverá ainda a apresentação de casos práticos e sessões com oradores convidados, como Jordi Serra Serra, da Faculdade de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de Barcelona, João Rocha da Silva, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Dunia Llanes Padrón, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana, e Sara Allain, da Artefactual.

A finalizar a 1.ª Conferência Internacional de Gestão de Informação e Arquivos, o Município de Albergaria-a-Velha organiza, na tarde de 4 de novembro, uma visita guiada ao património histórico e natural do Concelho.