Albergaria: Projeto do Orçamento Participativo reforça cuidado animal.

2018-08-31 08:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Albergaria celebrou, esta semana, um protocolo de cooperação com a Associação dos Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha para a esterilização de cães e gatos abandonados.

O projeto EsterelizAnimal foi o segundo mais votado no Orçamento Participativo 2017, estando destinada uma verba de 14 895,40 euros para a sua concretização.

O projeto a implementar pela Associação dos Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha quer contribuir para o controlo da população de cães e gatos, prevenindo o nascimento de animais indesejados e consequentemente diminuindo os problemas de maus tratos, negligência, abandono e sofrimento dos caninos e felinos.

Com a esterilização é, igualmente, salvaguardada a saúde pública, a segurança rodoviária e o meio ambiente.

Nesta fase o objetivo é esterilizar um número mínimo de 100 animais que se encontram em situação de abandono por todo o Concelho.

Com a verba disponibilizada, vão ser adquiridos materiais de captura, sendo os animais depois reencaminhados para esterilização e recuperação em clínicas veterinárias.

Após o tratamento, serão tomadas medidas para o acolhimento dos cães e gatos em famílias. De forma a sensibilizar a população para a adoção e a importância da esterilização, vão ser realizadas, pelo menos, seis campanhas de esclarecimento, uma em cada freguesia do Concelho.

Para Sandra Almeida, Vereadora dos Serviços Urbanos, Ambiente e Qualidade de Vida, “o projeto EsterelizAnimal é uma medida que deve ser promovida por razões sociais e de bemestar animal”.

“É importante a sensibilização da população para temáticas como os direitos dos animais, penalizações por abandono e maus tratos e esclarecimentos sobre uma adoção consciente. A esterilização é a forma mais eficaz e humana de contribuir para minorar o sofrimento dos animais”

Paralelamente a este projeto, o Município de Albergaria-a-Velha apresentou uma candidatura à CCDRC para requalificar o centro de recolha oficial de animais de companhia municipal de forma a criar condições de assistência e higiene, aos canídeos e gatídeos.