Albergaria: Município recebe inscrições para voluntários em escavações.

2018-06-19 14:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha e o Centro de Arqueologia de Arouca estão a aceitar voluntários para as escavações arqueológicas no Monte de São Julião, que vão ser retomadas entre 6 e 31 de agosto. As pessoas interessadas em participar no projeto podem fazer a sua inscrição até ao dia 6 de julho.

Este é o quinto ano consecutivo em que se desenvolvem trabalhos no sítio arqueológico localizado na freguesia da Branca.

As escavações anteriores já permitiram identificar importantes vestígios da ocupação do local há cerca de três mil anos, designadamente restos das estruturas em pedra e terra que delimitavam o povoado, assim como um monumento megalítico e fragmentos de louça e outros objetos utilizados à época. Salienta-se que o Município de Albergaria-a-Velha adquiriu recentemente o terreno onde se desenvolvem as escavações, numa área de 10 410 metros quadrados.

Os voluntários, com uma idade mínima de 16 anos, vão ser acompanhados por arqueólogos do Centro de Arqueologia de Arouca. É um trabalho especializado, como é próprio de uma atividade científica, mas que qualquer um, com o devido enquadramento e apoio técnico de um especialista, pode desempenhar. O esforço físico requerido é variável, mas perfeitamente tolerado por jovens ou menos jovens, sendo as atividades diversificadas, feitas em equipa e exercidas ao ar livre.

A Câmara Municipal disponibiliza o transporte entre o centro da cidade e o local das escavações, oferece o almoço, seguro de voluntários e um diploma de participação. O horário dos trabalhos decorre entre as 9h00 e as 17h00, com intervalo para almoço, sendo o período mínimo de participação de duas semanas.

As pessoas interessadas em participar nas escavações arqueológicas em São Julião podem fazer a sua inscrição na Câmara Municipal ou no Centro de Arqueologia de Arouca. No primeiro caso podem utilizar o endereço de correio eletrónico blv@cm-albergaria.pt. O contacto do Centro de Arqueologia de Arouca é caa.proba@gmail.com.