Albergaria: Licínio Pimenta quer saúde como pilar do próximo mandato.

2017-08-31 11:10

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Depois da liderança da autarquia perdida há quatro anos para o PP, o candidato Social Democrata volta a tentar a liderança, em Albergaria, e assume uma aposta declarada na área da saúde.

Licínio Pimenta, antigo vice presidente da Câmaram, derrotado em 2013 por António Loureiro (PP), coloca as questões da saúde como prioritárias para a vida no Município nos próximos anos e revela que em caso de eleição pretende estar na linha da frente da descentralização de competências (com áudio).

Anuncia como propostas a criação do Cartão de Saúde Municipal e a aposta em serviços de saúde de qualidade e proximidade. Caso seja eleito, o candidato assume o compromisso de liderar o processo de descentralização na área da saúde no município, negociando com o Ministério da Saúde, em articulação com os profissionais da área a trabalhar no Concelho, a delegação de competências a transferir para a Câmara Municipal.

“Queremos serviços de saúde de qualidade e proximidade, para todos, pelo que vamos trabalhar para assegurar as melhores condições de acesso aos serviços de saúde na área do concelho, a todos os munícipes, nomeadamente ao nível das condições físicas dos equipamentos; do pessoal auxiliar e dos transportes” referiu do candidato.

Paralelamente, vai apresentar várias medidas de iniciativa municipal, como a criação de um Cartão de Saúde Municipal, com benefícios e medidas de apoio para toda a comunidade. A criação de um Programa de Apoio às Famílias e Incentivo à Natalidade está entre essas medidas que Licínio Pimenta defende e que inclui, por exemplo, o pagamento de um conjunto de vacinas não comparticipada pelo Plano Nacional de Vacinação, mas que são consideradas importantes pelos médicos.

Um novo Programa de Apoio às IPSS do Concelho está também entre as medidas com influência direta na área da saúde, bem como o reforço das verbas para a comparticipação dos medicamentos e consultas da população mais idosa.

Licínio Pimenta anuncia uma escolha dedicada a este setor na equipa que apresenta. Vera Almeida, Enfermeira, Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e Pós-graduada em Cuidados Continuados e Paliativos, está indicada como rosto para a “pasta” da saúde.