Albergaria investe em obras de requalificação em bairros sociais.

2015-11-18 09:21

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Albergaria-a-Velha concluiu a requalificação de vários fogos de habitação social, no Bairro das Lameirinhas, no Bairro Napoleão e num prédio no lugar dos Açores. Ao todo, foram cinco habitações intervencionadas para realojamento de famílias carenciadas. “A Autarquia tem uma quantidade considerável de fogos destinados a habitação social e por isso está obrigada a cumprir as suas funções no âmbito dessa responsabilidade social”, afirmou a Vereadora Catarina Mendes.

“Existem vários fogos que estão devolutos há algum tempo, outros ficaram devolutos porque algumas famílias foram realojadas noutras habitações. Estamos a fazer as intervenções necessárias para dotar as casas de melhores condições, de forma a serem ocupadas de acordo com os regulamentos em vigor”, explicou a Vereadora de Ação Social.

A Autarquia Albergariense é proprietária de 70 fogos de habitação social, todos na Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, e mais cinco em Alquerubim, no complexo de Quinta D'Alque, que estão atribuídos em regime de renda apoiada.

A Câmara Municipal é proprietária de 32 fogos no Bairro das Lameirinhas, que é constituído por 88 de tipologias T1 a T4 duplex. No Bairro das Lameirinhas, o maior conjunto de habitação social do Concelho, situado no centro da Cidade, um apartamento no rés do chão, T3, foi requalificado e passou a dispor de uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e uma casa de banho com as mesmas condições.

Um outro apartamento de tipologia T3 foi alvo de reparações, que consistiram em pinturas gerais, substituição de pisos, substituição de circuitos elétricos e equipamentos de casa de banho e cozinha.

As intervenções no Bairro das Lameirinhas e no Bairro Napoleão estão orçamentadas em 41 959,95 euros. Um outro fogo, nos Açores, integrado num bloco de quatro habitações pertencentes ao Município, foi também alvo de uma intervenção por parte da Autarquia, que totalizou 4 mil euros. Neste caso trata-se de um T3.

As intervenções ao nível da Habitação Social do Concelho estão integradas num conjunto de obras lançadas pelo Executivo no início do verão, orçadas em mais de 340 mil euros