Albergaria homenageia Edgar Pinto e João Alves.

2016-01-21 18:37

Categoria: 

Concelho: 

Os Albergarienses João Alves, “Luvas Pretas”, e Edgar Pinto vão ser homenageados pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha no Dia do Município, 13 de fevereiro, data em que se assinalam os 181 anos da fundação do Concelho.

O antigo jogador do Benfica e o ciclista, atualmente a correr por uma equipa do Dubai, vão ser homenageados pela Câmara juntamente com um conjunto de personalidades, instituições e coletividades Albergarienses, em cerimónia pública solene, nos Paços do Município.

Segundo proposta do Executivo Albergariense serão atribuídas Medalhas de Mérito Municipal, “pelo contributo para o desenvolvimento e promoção do Município de Albergaria-a-Velha, nas mais diversas áreas e aos mais diversos níveis, melhorando as condições de vida da nossa comunidade, bem como contribuindo para o aumento do prestígio do Município de Albergaria-a-Velha a nível regional, nacional e internacional”.

Além de João Alves e Edgar Pinto, a quem vão ser atribuídas, respetivamente, as Medalhas de Mérito Municipal Grau Prata e Grau Cobre, vão ser distinguidos José António da Piedade Laranjeira, antigo Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros (1983-1992) e Comendador da Ordem do Mérito, atribuída em 1992 pela Presidência da República (Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro); e Pedro Martins Pereira, fundador da Larus e designer industrial com vários prémios nacionais e internacionais (Medalha de Mérito Municipal Grau Prata).

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albergaria-a-Velha vai ser distinguida com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, enquanto as coletividades Sport Clube Alba, Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca (ARMAB) vão ser distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata. O Centro Cultural Recreativo e Desportivo do Fial – Grupo de Danças e Cantares do Fial vai ser distinguido com a Medalha de Mérito Municipal Grau Cobre.

As propostas de distinção foram apresentadas em reunião de Câmara na quarta-feira e aprovadas por unanimidade.