Albergaria entrega 117 mil euros a Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho.

2018-01-10 10:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha atribuiu um apoio financeiro no montante total de 117 500 euros a 11 Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho com respostas sociais reconhecidas pela Segurança Social.

O subsídio, atribuído no âmbito do Programa de Apoio às Instituições de Solidariedade Social (PAIPSS), visa incrementar as novas atividades desenvolvidas pelas IPSS e que não se enquadram no financiamento regular de outras entidades públicas.

O Programa de Apoio às Instituições de Solidariedade Social pretende reforçar e capacitar as instituições no desenvolvimento dos seus planos de ação e projetos.

Os apoios a atribuir por IPSS têm um limite máximo de 12 500 euros e um mínimo de 7500 euros. O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, destaca “o trabalho, esforço e dedicação das IPSS” e confessa que a Autarquia não teria capacidade de responder a todas as solicitações da comunidade se não existisse a colaboração com as instituições. “As IPSS merecem o reconhecimento público pelo trabalho de qualidade que fazem no Concelho”, refere.

Nas sessões realizadas pelo grupo de trabalho da Rede Social, com vista à atualização do Diagnóstico Social, foram identificadas novas áreas a exigir respostas adequadas. A prevenção do isolamento social ou geográfico, o transporte de indivíduos para consultas de especialidade fora do Concelho, a prevenção da problemática da violência doméstica e o apoio às vítimas, a promoção de atividades junto dos jovens para a prevenção das toxicodependências foram algumas das necessidades constatadas e que o apoio financeiro anual pode abarcar.

“As IPSS estão mais próximas dos cidadãos, acompanham-nos desde que nascem até à terceira idade, chegam onde mais ninguém chega,” salienta Catarina Mendes, Vereadora da Ação Social.