Albergaria: Autarquia assina acordos com instituições para refeições escolares.

2018-10-10 11:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha celebrou, ontem à tarde, acordos de cooperação com IPSS do Concelho para o fornecimento de refeições nos Jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Ao todo, a Autarquia vai trabalhar em parceria com 10 instituições no âmbito do serviço de refeições, abrangendo 863 crianças de 27 estabelecimentos.

O acordo de cooperação estabelecido prevê o serviço de fornecimento de refeições escolares pelas IPSS, comprometendo-se a autarquia ao pagamento de 2 euros por criança/dia (só refeição) ou 2,50 euros/dia (refeição com acompanhamento).

As IPSS deverão fornecer as refeições cumprindo os requisitos de qualidade exigidos por lei e pelas normas estabelecidas num espaço preparado para o efeito, afixar semanalmente a ementa em local visível nos estabelecimentos de ensino e verificar, diariamente, as requisições das refeições feitas através do Sistema Unicard Kids.

A Câmara exercerá o controlo direto da gestão do fornecimento das refeições, traduzido no acompanhamento local do funcionamento do serviço e na monitorização do cumprimento das normas aplicáveis, de acordo com as regras definidas pelo Ministério da Educação.

Os acordos de cooperação foram celebrados com a APPACDM de Albergaria-a-Velha, a Associação de Infância D. Teresa, a Associação de Solidariedade Social de Alquerubim, a Creche Helena de Albuquerque Quadros, a Misericórdia de Albergaria-a-Velha, a Probranca, o Cediara, o Centro Social e Paroquial de S. Vicente, o Centro Social e Paroquial de Santa Eulália e o Centro Social e Paroquial de Angeja.

O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, agradeceu a colaboração de todas as IPSS envolvidas e louvou o trabalho desenvolvido.

“Não há dúvida que melhoramos o serviço e agora disponibilizamos refeições excecionais às nossas crianças, reconhecidas até por pessoas fora do Município”. O autarca Albergariense salientou ainda que o trabalho de qualidade das IPSS permite que a Câmara Municipal esteja “descansada e sem dores de cabeça” em relação ao serviço de fornecimento de refeições.