Albergaria assinala arranque do projeto europeu ON BOARD.

2019-02-12 19:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, marcou presença na reunião de arranque do projeto europeu ON BOARD, em Viladecans, Espanha.

A acompanhar o autarca estiveram representantes políticos das cidades de Viladecans, Nantes (França), Tallin (Estónia), Halmstad (Suécia) e Poznan (Polónia), as cinco cidades que vão desenvolver, em parceria, uma Rede de Inovação Educacional.

ON BOARD é uma das 23 redes de transferência aprovadas e financiadas pelo programa europeu URBACT, que promove a aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado.

Nas cidades parceiras ON BOARD vai ser implementada a Rede de Inovação Educacional, um espaço colaborativo promovido pelo Município de Viladecans, onde as autarquias, professores, famílias, empresas e organizações locais interagem e trabalham para promover a inovação através das tecnologias de informação e comunicação nas escolas.

Enquanto Albergaria-a-Velha, Nantes, Tallin, Halmstad e Poznan vão adaptar a boa prática espanhola à sua realidade, Viladecans vai desenvolver um plano de melhoria da sua rede.

Durante a visita a Viladecans, António Loureiro assinou, juntamente com os autarcas das outras cidades, o compromisso de implementar o projeto, bem como conheceu alguns dos projetos educativos que já estão no terreno, como a “Sala Inteligente” - uma sala de aula com mobiliário adaptável e tecnologias invisíveis que visam satisfazer novas necessidades de aprendizagem, ações de co-tutoria entre estudantes do Secundário e empresas locais ou projetos colaborativos na área da robótica entre escolas do 1.º Ciclo e do Ensino Secundário.

Para António Loureiro a participação neste projeto revela-se de grande importância, pela possibilidade que oferece de troca de conhecimento e partilha de boas práticas entre várias cidades, num tema tão importante como é o da inovação na educação. E para o implementar com sucesso é essencial que trabalhemos em parceria, por isso já iniciámos o processo de constituição da rede local que envolve, nesta primeira fase, todas as escolas do Concelho, representantes dos empresários, a universidade, as associações de pais e as entidades supramunicipais e regionais relacionadas com o tema.

A Educação enfrenta grandes desafios na atualidade, na medida em que se continuam a ensinar crianças do século XXI com metodologias do século XX. O projeto ON BOARD visa contribuir, através de uma rede local de parceiros, para a atualização do processo educativo de forma a dotar os jovens com as ferramentas e competências que venham ao encontro das novas exigências sociais e do mercado de trabalho.