Águeda torna sistema de participação pública mais interativo.

2015-02-23 20:45

Categoria: 

Concelho: 

Águeda renova o serviço de Participação Pública sobre Sistema de Informação Geográfica numa plataforma multi plano intitulada “Eu Participo” http://euparticipo.cm-agueda.pt. A versão anterior, utilizada aquando da participação pública sobre o Plano Diretor Municipal, estava orientada para uma participação unidirecional, cidadão – Autarquia, de comunicação fechada, sem visualização por parte de todos os participantes das questões levantados por um cidadão.

A plataforma agora disponibilizada é um serviço público que se distingue por ser mais aberto, uma vez que todos os participantes têm acesso às participações e comentários, de todos, e podem interagir para tornar as discussões mais elevadas. A própria forma de acesso é inclusiva, uma vez que permite aceder através de contas de serviços populares como Facebook e Google.

É ainda possível levar a cabo uma eventual discussão de um tema sem componente territorial, como um regulamento ou o emprego, como assunto em si mesmo. Esta aplicação está a ser disponibilizada por computação em nuvem, ou seja, fazendo recurso da memória, capacidades de armazenamento e cálculo de servidores compartilhados e interligados via internet, no âmbito do projeto STORM Clouds (http://stormclouds.eu/).

Este projeto internacional, que visa a migração de serviços públicos para a “nuvem”, tem como cidades piloto Águeda, Valladolid (Espanha) e Thessaloniki (Grécia).