Águeda recebe bandeira que distingue "cidades de excelência".

2016-12-06 14:10

Categoria: 

Concelho: 

A Rede de Cidades e Vilas de Excelência atribuiu a II Bandeira “Cidades de Excelência” ao Município de Águeda. 

O galardão foi entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, pelo Presidente da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, Pedro Silva, e pela Coordenadora da Rede Cidades e Vilas de Excelência, Paula Teles, num momento testemunhado pelo Vice-Presidente da Autarquia, Jorge Almeida, e pelos Vereadores Elsa Corga, João Clemente e Edson Santos.

Na ocasião, Gil Nadais referiu que “esta distinção é mais um reconhecimento do caminho de excelência que temos vindo a trilhar e que valoriza o trabalho que tem sido desenvolvido”. Por sua vez, Pedro Silva felicitou a autarquia “pelo relevo que tem vindo a conquistar a nível nacional, em várias áreas, assim como pela persistência de querer sempre mais e melhor”.

Para finalizar a cerimónia foi hasteada a Bandeira da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, num gesto simbólico, mas que fortificou o compromisso assumido na continuidade de Águeda ser um município de excelência.

Os fundamentos atribuição da Bandeira Cidades de Excelência prendem-se com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município de Águeda aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos, “Cidade ou Vila com Mobilidade Ciclável ou Pedonal” e “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”.

Adicionalmente no que diz respeito ao eixo relativo à mobilidade ciclável ou pedonal, destacam-se as ações desenvolvidas nos projetos Escolas Sustentáveis e TRACE – Walking and Cycling Tracking Services, implicando ambas o uso de tecnologias de referenciação de trajetos (GPS).

Outras medidas relacionadas com a promoção da mobilidade suave, como sessões de sensibilização ambiental na temática da Energia e Eficiência energética assumem destaque neste eixo. Há ainda a salientar o ênfase que o Município deu a diversos dias como o Dia da Terra e a Semana do Ambiente e da Sustentabilidade, além do Dia Europeu Sem Carros e a Semana Europeia da Mobilidade, levando nestas ocasiões à vivência de um ambiente livre de trânsito, providenciando diversas experiências relacionadas com os modos suaves. 

Com particular destaque neste eixo a sinergia entre a mobilidade suave e a história industrial ligada ao setor das bicicletas no Município, havendo um objetivo de tornar Águeda num dos maiores polos Europeus na área da fabricação de bicicletas (“Bike Valley”), ligando assim a capacidade industrial às áreas da investigação através da ABIMOTA e da Universidade de Aveiro, sendo este um dos objetivos da Estratégia de Especialização Inteligente de Águeda – S3 de Águeda.