Águeda: Município disponibiliza 200 mil euros para aquisição de terrenos florestais.

2017-02-24 18:04

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito da Oferta Pública de Aquisição de Prédios Rústicos de Componente Florestal (OPA Florestal), o Município de Águeda tem em curso o processo de receção de candidaturas à aquisição de terrenos que tenham uma área mínima de meio hectare.

A OPA Florestal do Município de Águeda não possui data de fecho, dado que irá decorrer até que a dotação de 200 mil euros seja esgotada.

Este processo tem como objetivos a constituição de uma bolsa municipal de terrenos florestais, assente numa estratégia de criação de faixas de descontinuidade de combustíveis, que promovam a instalação de espécies autóctones de baixa combustibilidade e inflamabilidade. Por outro lado, visa a proteção de infra-estruturas e áreas edificadas, que favoreçam as zonas de interface urbano-rural, que se consubstancie na instalação de uma rede de mosaicos florestais; a criação de condições favoráveis à constituição de Zonas de intervenção Florestal e a promoção da recuperação de áreas percorridas por incêndios florestais.

Para Gil Nadais, presidente da Câmara de Águeda, “a decisão de lançar a OPA Florestal deveu-se ao facto de o concelho ter vivido uma situação peculiar resultado do incêndio de agosto do ano passado, constituindo uma oportunidade para apresentar um instrumento que permita criar perímetros florestais e promover boas práticas silvícolas que sejam uma referência para os produtores florestais”.

 Com este mecanismo de gestão florestal pretende-se igualmente a salvaguarda de espécies autóctones e a proteção e beneficiação dos recursos hídricos e galerias ripícolas, que favoreçam a constituição de corredores ecológicos de conectividade.