Águeda: Miguel Viegas quer explicações sobre instalação de fábrica de cimento no Casarão.

2019-07-04 07:26

Categoria: 

Concelho: 

A CDU diz que há muito a explicar no processo licenciamento de uma unidade de produção de betão que começou a instalar-se no parque empresarial do Casarão, em Águeda, sem estar habilitada.

Miguel Viegas, candidato às legislativas, foi ao local acompanhado de Fernando Gomes e Vítor Januário.

A obra foi recentemente embargada pelas forças da GNR depois de verificação de um conjunto de irregularidades. “A CDU exige um esclarecimento completo e imediato por parte da Câmara sobre esta situação incompreensível e inaceitável”.

A CDU diz nada ter contra a empresa em concreto mas lembra que a instalação deste tipo de unidades deveria ser acompanhado de “todos os requisitos necessários para mitigar os seus impactos seja nos solos, seja no ar”.

“Sucede que, segundo consta de informações públicas, não terá havido sequer uma declaração de impacto ambiental. Apesar disso a obra avançou com a elevação de estruturas em betão armado que podem ser vistas do exterior e que claramente não poderiam ter passado despercebido às equipes de fiscalização da autarquia”.

São razões que levam a CDU a exigir “explicação cabal” à Câmara Municipal de Águeda.

A autarquia respondeu em Assembleia que não tinha conhecimento nem alertas dos serviços de fiscalização.

De acordo com Miguel Viegas, “a CDU nada tem de concreto contra esta unidade industrial. O que queremos é transparência e rigor no seu licenciamento. A Câmara de Águeda tem aqui muito para explicar e nós vamos esperar por este esclarecimento”.