Águeda: Jorge Almeida defende melhoria dos apeadeiros na linha do Vouga e criação de novos em áreas de forte procura.

2018-11-26 10:19

Categoria: 

Concelho: 

Jorge Almeida aproveitou a celebração do 110º Aniversário da Linha do Vale do Vouga para reclamar investimentos no eixo Aveiro – Águeda e para sugerir o reforço no comboio histórico de Verão.

O autarca de Águeda marcou presença na celebração dos 110 anos da abertura da Linha do Vale do Vouga, evento que se realizou no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Defendeu a requalificação de infraestruturas da linha, nomeadamente a “melhoria das estações e apeadeiros já existentes”, mas também da “criação de novos apeadeiros em locais com elevada concentração de pessoas”, como são as zonas com indústria, comércio e educação, bem como da dinamização de atividades relacionadas com a ferrovia junto de determinados públicos alvo.

Na sua intervenção "Turismo Ferroviário entre Sernada do Vouga e Aveiro - Uma experiência inesquecível", o presidente do Município efetuou uma análise do estado atual da Linha do Vouga, com especial enfoque no Comboio Histórico, que nos anos de 2017 e 2018 transportou mais de 5000 pessoas.

Referiu-se, ainda, ao Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga e à intenção que existe, por parte do Município, em dinamizar a parceria com a CP e a Fundação Museu Nacional Ferroviário, permitindo a oferta de “novos produtos e serviços” aos utilizadores da Linha do Vouga.

Defendeu a extensão temporal da atividade do Comboio Histórico que tem feito sucesso nos últimos dois anos.

O aniversário da linha motivou intervenção de autarcas e surgiu com enfoque a reabilitação da linha entre Oliveira de Azemeis e Espinho e a sua ligação à Linha do Norte.

O eixo Aveiro - Águeda é dos mais procurados, em função da indústria e da Universidade de Aveiro, mas a resposta continua a ser deficitária ao nível das linhas, das composições e das estações e apeadeiros.