Águeda investe na instalação de painéis solares em edifícios públicos.

2016-11-30 18:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Águeda avança para a criação de soluções ao nível da eficiência energética em edifícios públicos e vai investir na qualificação de alguns espaços.

A SunEnergy, marca especializada em soluções de energias renováveis, ganhou recentemente um concurso público para a instalação de Unidades de Autoconsumo para produção de energia elétrica em 11 edifícios públicos de Águeda.

Este projeto permitirá à Câmara Municipal de Águeda uma “significativa redução da sua fatura energética” nos 11 edifícios, superior a 30.000€ por ano, bem como uma redução significativa das emissões de CO₂.

Os edifícios serão a biblioteca municipal de Águeda, o Estádio Municipal, uma incubadora de empresas e as escolas de Aguada de Cima, Barrô, Borralha, Fermentelos, Macinhata, Recardães, Trofa e Valongo.

Serão instalados um total de 540 painéis solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica a partir do sol que será integralmente consumida pelos edifícios em questão.

Haverá ainda a possibilidade de venda do excedente de produção.

O diretor-geral da empresa lembra que há oportunidades de financiamento e lança o desafio a outras autarquias para concretizar apostas idênticas.

“Neste momento, com o POSEUR e os Programas Operacionais Regionais, ao abrigo do Portugal 2020, são oportunidades de investimento de ouro para a administração pública central e local reduzirem de forma sustentada a sua fatura energética mensal” diz Raúl Santos, Diretor-Geral da SunEnergy.